Aromaterapia

O que é?
A aromaterapia é definida como o uso de Óleos Essenciais para fins de promoção da saúde e do bem-estar físico, mental (emocional) e espiritual (vibracional).
Caracteriza-se como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PIC), regulamentadas em 2006 pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem para uso por esta categoria de profissionais como uma ação oficial de cuidado ao paciente e família.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são produtos extraídos da natureza, puros e devem ter uma boa procedência, preferencialmente apresentando no seu rótulo o nome científico da matéria-prima utilizada e país de origem. Podem ser obtidos de sementes (ex. erva-doce), raízes (ex. gengibre), troncos (ex. cedro), folhas (ex. gerânio), flores (ex. jasmim), frutos (ex. bergamota) e resinas (ex. mirra).
Por se tratarem de substâncias quimicamente ricas na sua composição, devem ser usados com cautela e sob orientação de um profissional, pois alguns óleos essenciais possuem contra-indicações e o mal uso pode não trazer os benefícios esperados.


Formas de aplicação
Além do método convencional de uso dos óleos essenciais por inalação, utilizando um difusor pessoal ou de ambiente, a aromaterapia pode ser aplicada em escalda-pés, pomadas, cremes corporais, terapias capilares, compressas, em massagens, dentre outras formas, sempre utilizando a concentração correta de diluição do produto para prevenir irritações cutâneas.